Muitas dúvidas pairam sobre esse tema:
comer antes do exercício ou não?
comer o que ?
carboidrato ou proteina?
quanto tempo antes?
Bom, vamos por partes: como já disse aqui, cada pessoa é diferente, reage de uma certa maneira a mudanças na dieta e precisamos respeitar essa individualidade. Não quer dizer que isso não pode ser modificado, afinal, a flexibilidade metabólica, um assunto amplamente falado hoje em dia está aí para provar. O que significa isso? Resuminso bem, significa que nosso corpo tem o 'poder' de se adaptar a condições que impomos a ele (aeeeee), logo podemos adaptar nossas dietas e rotinas alimentares antes e após o exercício.
Temos outro ponto importante a ser avaliado: qual o tipo de atividade física. A intensidade, a duração e o momento em que vamos realizar esta atividade tem muito a ver com o tipo de alimento que vamos consumir.
Mas para o texto não ficar muito extenso, a orientação mais comum é :
antes da atividade : carboidrato. Já o tipo vai variar: se temos umas 2h antes da atividade, vamos dar preferência a carboidratos complexos, que demoram mais tempo para digerir no nosso organismo, assim, quando iniciarmos a atividade física, teremos nossos estoques de energia em dia. Exemplos do que comer: pão integral, barra de cereal, a famosa batata doce, castanhas e frutas (principalmente com casca ou bagaço).
Se o tempo for curto, e precisamos de uma fonte rápida de carboidrato podemos consumir alimentos como: mel, doces de uma forma geral (aquele brigadeiro tem um lugarzinho aqui ), sucos de frutas, etc. E temos também os repositores energéticos muito vendidos no mercado como a D-ribose e maltodextrina.
depois da atividade física: proteínas . Elas vão ajudar na regeneração do músculo, pois fornecem os aminoácidos (os mais famosos BCAAs e a creatina ) que atuam como blocos regeneradores desse tecido.
O ideal é que essa proteína ingerida, seja de alto valor biológico como leite, iogurte, queijo, requeijão, carnes e ovos. Aqui também temos os suplementos prontos como whey protein, que é uma proteína mais refinada vamos dizer (temos 3 tipos: isolado, concentrado e hidrolisado - mas isso é assunto para outro post).
Já a recomendação de carboidrato e proteína vai depender de vários fatores como peso, etapa do treinamento e nível da atividade. Para carboidratos pré treino a ingestão pode variar de 0,5 até 1,5 g por kg de peso, e a proteína pós treino de 0,15 a 0,25 g por kg de peso . Mas a combinação desses dois pode potencializar a recuperação muscular.
Esclareci um pouco? Mais dúvidas? Me manda uma mensagem que terei prazer em responder ;)