Alguns hábitos que muitas vezes achamos que são eficientes na redução de peso, podem na verdade nos atrapalhar e acabar nos desestimulando na busca do nosso objetivo.
O que não fazer quando estamos em um processo de emagrecimento:
- ter em mente um corpo e um peso que não é possível ou adequado ao seu biotipo. Não se compare a outras pessoas. As vezes o tipo de dieta ou alimentação que elas tem é eficiente para elas , mas não para você . Para cada pessoa há um tipo ideal de alimentação. A composição corporal, o tipo de atividade que a pessoa faz durante o dia e atividade física influenciam na redução ou na manutenção do peso.
- fazer déficit calórico muito exagerado. Ficar longos períodos sem se alimentar, as vezes pode ser um risco, já que quando quebramos esse 'jejum', temos a tendência a comer mais do que necessitamos (leia mais sobre jejum no blog ).
- fome emocional. Pense se você está realmente com fome ou apenas com vontade de comer. Outra dica : pode-se comer de tudo desde que esteja dentro do planejamento alimentar. Não adianta nada consumir alimentos que não estamos habituados a comer ( e muitas vezes nem gostamos) e depois ir lá e matar a vontade com a nossa preferência alimentar ( fique tranquilo, a a nutri pode te ajudar nesse cálculo);
- pouco consumo de água. Não consumir água suficiente, além de prejudicar funções do nosso organismo como: transporte de oxigênio, absorção e nutrientes e regulação da temperatura corpórea, a desidratação muitas vezes pode ser confundida com fome. Isso mesmo, as vezes você está com a impressão de estar com fome, mas pode ser sede ( beba um copão de água 😜!);
- se pesar todos os dias . Oscilações de peso são normais durante o mês, principalmente em mulheres durante o período menstrual.
- massa magra x massa gorda. Voltando ao peso. O valor do peso na balança não é um indicador de redução de massa gorda. O músculo pesa mais que a gordura, porém ele tem um volume maior. Para você realmente saber se sua redução de peso está sendo eficiente, exames como bioiompedância e aferição das dobras cutâneas e circunferências são mais fidedignos. E é claro, dentro do seu próprio guarda roupas. Manutenção de peso na balança, mas aquela roupa mais folgada, já podem indicar uma diminuição de massa gorda😊 .
- não realizar atividade física. Se movimentar é fundamental. Precisamos de exercício para ganhar massa muscular. Quanto mais massa muscular tivermos mais acelerado será nosso metabolismo. Não adianta fazer restrições calóricas e não fazer atividade. A manutenção do peso a longo prazo será muito mais difícil;
- se preocupar apenas com as calorias dos alimentos e não a qualidade nutricional. A falta de vitaminas e nutrientes prejudica a redução de peso. Quando emagrecemos, liberamos radicais livres, que necessitam de vitaminas para serem eliminados do nosso organismo.
- não consumir macronutrientes adequadamente . Temos que ter uma proporção de carboidratos, proteínas e lipídeos durante o dia. Consumir apenas uma parte de nutrientes pode ser um erro que ainda pode prejudicar o bom funcionamento do nosso organismo.
- e por último mas não menos importante : consulte com uma nutricionista. Ela é a pessoa ideal para quantificar a e qualificar a proporção de alimentos no seu dia a dia.