Para se aquecer, para prevenir ou curar doenças, emagrecer, para inalar, para se acalmar, para acordar, para se reconfortar. Quente ou frio, com água ou com leite, antes ou após as refeições ... Esta bebida a cada dia tem ganhado mais adeptos e seus benefícios são muitos. A verdade é que um além de fazer muito bem para a saúde, ele combina com qualquer hora do nosso dia.
Como surgiu:
Reza a lenda , que foi na China, no ano de 2737 A.C. Um imperador estava sentado embaixo de uma árvore, fervendo água quando acidentalmente caíram algumas folhas na sua panela, e ele então bebeu esta infusão. A bebida lhe produziu uma sensação de bem estar enorme, pronto, surgiu o chá.
No Brasil, ele chegou no ano de 1812 através do Imperador Dom João IV, que trouxe sementes da espécie Camellia sinensis que foram plantadas no Jardim Botânico no Rio de Janeiro. Em 1822 já haviam mais de 6 mil pés de chás no Brasil. Em 1825 iniciou o cultivo desta planta em São Paulo, que superou a plantação , contabilizando mais de 44 mil pés de chás, inclusive inspirando o nome a uns dos viadutos mais famosos de São Paulo: o Viaduto do Chá.
No Rio Grade do Sul, nosso hábito mais tradicional é o chimarrão que não deixa de ser um chá, feito com folhas e galhos de uma planta chamada Ilex paraguarienses , mas vamos falar da erva mate em outro artigo.
Os chás podem ser considerados alimentos funcionais por possuírem nutrientes e compostos bioativos que contribuem para a prevenção e tratamento de várias doenças. Possuem propriedades calmantes, cicatrizantes, anti-inflamatórias, antioxidantes, energéticas e digestivas propriedade.
Escolhi alguns chás para conhecermos um pouquinho mais:
Cavalinha: tem ação diurética, anti-inflamatória e digestiva.É também indicada para tratamento de ansiedade.
Hibisco: ação diurética, cardioprotetora e vasodilatadora devido a presença de flavonoides. Possui vitaminas do complexo B , vitaminas A, e C e minerais como cálcio, magnésio e ferro.
Laranja: fonte de vitamina C, age na defesa do organismo. Tem ação antioxidante e ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como Câncer a Alzheimer.
Canela: rica em flavonoides, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Melhora o metabolismo, a disposição e a concentração, além de estimular a queima da gordura corporal.
Anis estrelado: estimula as enzimas digestivas e aumenta a produção de saliva, facilitando a digestão além de amenizar inchaço e gases.
Uma dica: É sempre melhor optar pelo chá feito a partir de folhas secas ou verdes, pois irá preservar melhor suas propriedades ;)