Obesidade sarcopênica


A obesidade sarcopênica é um subtipo de obesidade, onde há um acúmulo de massa gorda e a diminuição da massa magra. 

Ela não deve ser tratada como uma obesidade comum, onde a força ainda é presente. 

A obesidade sarcopênica não só reduz a força muscular, como a mobilidade, afetando a autonomia e a realização de atividades do dia a dia. 

É encontrada principalmente em idosos, mas também pode se desenvolver em adultos jovens.

Ela está relacionada a desfechos clinicos negativos no tratamento de várias doenças. 


As causas mais comuns são:

-envelhecimento

- presença de doenças crônicas

- alterações hormonais exacerbadas

- redução rápida de peso

- consumo de quantidades insuficientes de proteínas

-desnutrição

-sedentarismo


E por que é importante falarmos dela?

Porque a sarcopenia é comumente subdiagnosticada no paciente com sobrepeso ou obeso.

Ainda hoje em dia, muitas pessoas costumam relacionar excesso de peso a um indivíduo bem nutrido e saudável.

Antigamente isso até poderia ser verdade.

Ter um corpo avantajado e volumoso, era visto como sinônimo de riqueza e fartura.

Mas temos que lembrar , que naquela época, não haviam os industrializados, processados, gorduras trans, alimentos com as famosas calorias vazias. O excesso de peso era proveniente exclusivamente dos alimentos que se plantava e se colhia, e a produção era caseira. Portanto, somente os mais abastados tinham acesso a uma quantidade maior de alimentos. E além do mais eles não precisavam trabalhar, produzir, eram servidos o dia todo (alto consumo de alimentos e sedentarismo, sim, sempre existiu ☹).

 Hoje temos evidências cinetificas que comprovam que a obesidade está associada ao desenvolvimento de várias complicações metabólicas. 

E é o que vemos na prática clinica. Indivíduos com excesso de peso e deficiência de vitaminas e minerais, com anemia, queda de cabelo, fadiga, sintomas comuns encontrados também em indivíduos com baixo peso e desnutridos.

Outro fator muiuto importante é a diminuição de peso repentina no obeso. Muitas vezes ela é o alerta de que alguma coisa não vai bem no nosso organismo. Todo emagrecimento rápido demais pode reduzir além de gordura, músculos, prejudicando muito a nossa capacidade funcional. 

A redução de peso continua e gradual, acompahada de uma reeducação alimentar, manterá o peso saudável pela vida inteira, preservando ao máximo a massa magra.

 

Na obesidade sarcopênica, a nutrição associada a atividade física representa uma das principais ferramentas para a prevenção e o tratamento.

É necessário uma oferta calórica e protéica adequada para a idade e para o estado nutricional de cada individuo. 

A quantidade de proteinas ingeridas deve atender as recomendações de quantidade mas tambem conter os aminoacidos necessários para a estimulação do armazenamentode proteinas musculares. 

Algumas vitaminas e o mega 3  também exercem um papel significativo na manutenção e ganho de massa magra e força muscular.  

Uma dieta nutricionalmente balanceada é a chave para a prevenção e progressão da sarcopenia.